Terapia afirmativa para todos
- Rudiran Messias
- 24 de fev. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 22 de mar. de 2022
O principal objetivo de uma psicoterapia é que você se sinta acolhido para poder pensar a respeito de suas próprias questões sem nenhuma forma de julgamento.

Uma escuta qualificada deve levar em consideração essa premissa em todos os aspectos da personalidade, incluindo o desejo e a sexualidade.
Afinal, o desejo e a sexualidade são como uma impressão digital. São únicos. Cada um tem a sua e precisa estar livre para exercê-la livremente e sem culpa, desfrutando de uma vida plena.
Infelizmente, muitas pessoas da população LGBTQIAP+ costumam vivenciar o preconceito e a discriminação em suas vidas pelo simples fato de terem uma sexualidade que não segue os padrões estabelecidos e socialmente aceitos.
E a discriminação pode ocorrer em qualquer situação. Até mesmo no espaço terapêutico, mas não deve ser assim.
A psicologia afirmativa, surgida nos Estados Unidos a partir da década de 70, é uma abordagem avessa à patologização das sexualidades e às terapias de conversão.
Ela considera as múltiplas formas de vivência sexuada e de gênero como expressões naturais e espontâneas da sexualidade humana.
E considera o preconceito e a repressão, não a sexualidade em si, como fatores dominantes
para o desenvolvimento de condições sintomáticas em pessoas LGBTQIAP+.
Eu acredito que essa perspectiva é válida para o atendimento de todos que procuram uma escuta atenta e empática. E você, concorda?
Vamos conversar? Entre em contato.
Você pode me contatar por E-MAIL, por mensagem WHATSAPP ou por TELEFONE, e agendamos uma primeira consulta.
Comments